O sistema conta com seis placas fotovoltaicas com potência de 440W cada, instaladas no campo experimental do Centro de Difusão Tecnológica (CDT). A produção de batata-doce foi a cultura irrigada com o novo sistema no primeiro ensaio das seis cultivares da Batata em Roraima.
Um sistema como este conta com duas formas de geração de energia: o On grid, onde o sistema é conectado à rede elétrica das distribuidoras de energia e que injeta nesta rede o excedente de energia produzida pelos painéis ou o inverso, quando consome energia destas distribuidoras. Ao final de cada período é apurado quanto foi consumido e quanto foi injetado na rede, pagando-se a diferença ou ficando com crédito para o mês seguinte.
Já No modo Off grid, o sistema é independente, não interligado à rede das distribuidoras, podendo ser utilizado sem baterias para o consumo imediato da energia produzida ou com o uso de baterias para armazenar a energia produzida durante o dia e que será consumida quando o sistema não possa gerar energia, como em dias nublados ou à noite.